domingo, 16 de setembro de 2007

A filosofia é sabedoria do mundo




FILOSOFIA

A Palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.

“Quem quiser ser filósofo necessitara infantilizar-se, transformar-se em menino”. (M. Garcia Morente).

CONHECIMENTO


Conhecimento é o ato de compreender algo usando o raciocínio. É fundado com base na fé, na razão, na cultura ética e moral, na estética e na experimentação.


Há alguns tipos de conhecimento:

- Conhecimento Empírico;
- Conhecimento Científico;
- Conhecimento Filosófico;
- Conhecimento Teológico;


IDEOLOGIA


  • Ideologia é o conjunto de idéias, conceitos e comportamentos que prevalecem sobre uma sociedade. Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade e na política, mostrando uma forma maquiada de indivisão.

  • Encobre o vínculo entre compromisso e sexo, no primeiro caso, o preconceito pela escolha sexual diferente e o uso do sexo para prazer e não para procriar, segundo caso, e a discriminação ainda existente com o sexo feminino, último caso.

IDEOLOGIA MARXISTA


- Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. A manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência.

- Exemplo: 'Todos são iguais perante a lei' (verdade, numa sociedade burguesa) sugere que todos são iguais no sentido de terem oportunidades iguais (o que é falso, devido à propriedade privada dos meios de produção). Formas ideológicas correspondentes aos estágios de desenvolvimento:

_____________________________________________
Estágio extensivo <----> Liberalismoestágio
Intensivo <----> Social democracia
Capitalismo
contemporâne <-----> Neoliberalismo
(ou tardio, ou crise atual)

_____________________________________________

- A sociedade de elite não produz sua ideologia, 'importa' elementos da ideologia liberal, sem as condições concretas em que aquela foi produzida. A ideologia da elite adquire suas feições peculiares em decorrência desse processo.

SÓCRATES

Sócrates nasceu em Atenas e iniciou os estudos sobre a natureza da alma humana e a busca do conhecimento e do auto-conhecimento influenciado por Anaxágoras.

É dele o famoso lema “Conhece-te a ti mesmo”. Considerado um dos fundadores da filosofia ocidental, ele também é um filósofo grego. Não deixou nenhuma obra escrita.

Seu pensamento só pode ser conhecido até hoje por meio das obras de Platão e Xenofonte, seus discípulos, que escreveram sobre seus ensinamentos. Platão idealizava o mestre, enquanto Xenofonte abordava as teorias socráticas de forma mais realista. Sócrates costumava também questionar as tradições gregas, entre elas os costumes diários dos cidadãos e suas crenças, inclusive nos deuses.

A sua inteligência para pensar e o talento para a oratória o tornaram popular entre os jovens atenienses, o que despertou a atenção e a irritação dos cidadãos poderosos e conservadores da cidade.


O NASCIMENTOS DA FILOSOFIA

- Os historiadores da filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), na cidade de Mileto. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
nA palavra cosmologia é composta de duas outras, cosmos que significa mundo ordenado e organizado; e logia que vem da palavra logos, que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, a filosofia nasce como
conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza.

- Os padres da Igreja, por sua vez, queriam mostrar que os
ensinamentos de Jesus eram elevados e perfeitos, não eram superstição, nem primitivos e incultos, e por isso mostravam que os filósofos gregos estavam filiados a correntes de pensamento místico e oriental e, dessa maneira, estariam próximos do cristianismo, que é uma religião oriental.


JESUS X FILOSOFIA


- A bíblia sagrada criou de antes de Cristo, QUANDO Deus criou na natureza e a pessoa.


- Filosofia criou de depois de Cristo, mas que um homem de Grego muito inteligência para FILOSOFIA, ensinar para crianças e os adultos, ensinar para as espadas na guerra, desenvolvimento do GREGOS.


- Dificilmente que contra de religião ou ateu que como mais importante da contra de FILOSOFIA ou contra de JESUS.


Milagre é uma palavra de grego:


- Que a filosofia grega foi um acontecimento espontâneo, único e sem par, como é próprio de um milagre;


- No entanto, nem todos aceitaram a tese chamada “orientalista”. E muitos, sobretudo no século XIX da nossa era, passaram a falar na filosofia como sendo o “milagre grego”.

BIOGRAFIA





sábado, 15 de setembro de 2007

Estudava no 1º semestre na faculdade, uma disciplina é a Filosofia da educação.


BIOGRAFIA

Georg wilhelm Friedrich Hegel foi um legítimo filho do Romantismo- começou Alberto. - Poderíamos até dizer que ele seguiu fielmente a evolução do espírito alemão. Hegel nasceu em 1770, em Stuttgart, e aos dezoito anos começou a cursar teologia em Tübingin. A partir de 1799, começou a trabalhar com Schelling em lena, justamente quando e onde o movimento romântico viveu seu período de crescimento mais explosivo. Depois de ter lecionado em lena, Hegel passou a trabalhar como professor universitário em Heidelberg, centro do romantismo nacional alemão. Por fim, em 1818, tornou-se professor em Berlim, exatamente na época em que esta cidade começou a se transformar no centro intelectual da Europa. Em novembro de 1831, Hegel morreu de cólera. A esta altura, porém, o “hegelianismo” já tinha muitos adeptos em quase todas as universidades alemãs.

O ESPÍRITO DO MUNDO


O sistema filosófico de Hegel se divide em três Partes: a filosofia lógica, a filosofia da natureza, e a filosofia do espírito.
Para ele não podemos separar uma filosofia ou um pensamento do seu contexto histórico.
Pois para ele só o que é racional é viável.
Exemplo: Quando estamos no meio de uma discursão nem sempre é fácil saber qual a postura é mas racional, por está razão é que no fundo a história é que decide o que está certo ou errado.
Para Hegel não é o individual que se encontra a si mesmo mas o espírito do mundo, ele tentou mostrar isto em três estágios.
1- O espírito se conscientiza de si mesmo no individuo- ele chama isto de razão subjetiva.
2- O espírito do mundo atinge um nível mas elevado- ele chama isto de razão objetiva
3- O espírito atinge a forma elevado do auto conhecimento que é a arte, a filosofia e a religião. Desde ponto de vista para Hegel a filosofia é considerada o espelho do mundo.



ESPÍRITO DO MUNDO OU RAZÃO DO MUNDO


- o pensamento do homem e da cultura do homem, somente que do espírito do mundo queria a filosofia era basicamente subjetiva;

- Hegel dizia que a verdade era basicamente subjetiva, da razão humana do mundo. Mais importância do todo conhecimento é conhecimento humano;

- A razão também é algo dinâmico, um processo. É que fora do processo histórico não existe qualquer critério capaz de decidir sobre o que mais verdadeiro e o que e mais racional.


AS ESTRUTURAS SÃO IMPORTANTES DAS RAZÕES

  • Os principios das leis do pensamento são razões:

- Razão Subjetiva;

- Razão Objetiva ou Racional;

- Razão Absoluto (Hegel dá o nome de Espírito absoluto).

LIVRO: O MUNDO DA SOFIA


Dados Técnicos
Título original: Sofies verden
Autor: Jostein Gaarder
Ano de publicação: 1991
Ano de publicação no Brasil: 1995
ISBN: 8571644756
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1
Número de páginas: 560
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Novo é o meu blogger 2007!!! =D


Hoje do dia que estou muito triste de minha vida, poxa!!! Estou não consegiu sem viver para Neu mas que ele me deu coisa mentira pra mim q eu ficou mtoo triste, não consegiu para Felicidade, sinceramente que quero mtoo se eu vou mudará da minha vida...


Meu sonho do meu futuro: Tenho muito vontade se eu vou adotar do meu filho do surdo eh o nome: Davi alencar Ferreira, poxa vida!!! quem sabe!!!




Comenteiii!!!

**Deus te abençoe!!!**