sábado, 15 de setembro de 2007

Estudava no 1º semestre na faculdade, uma disciplina é a Filosofia da educação.


BIOGRAFIA

Georg wilhelm Friedrich Hegel foi um legítimo filho do Romantismo- começou Alberto. - Poderíamos até dizer que ele seguiu fielmente a evolução do espírito alemão. Hegel nasceu em 1770, em Stuttgart, e aos dezoito anos começou a cursar teologia em Tübingin. A partir de 1799, começou a trabalhar com Schelling em lena, justamente quando e onde o movimento romântico viveu seu período de crescimento mais explosivo. Depois de ter lecionado em lena, Hegel passou a trabalhar como professor universitário em Heidelberg, centro do romantismo nacional alemão. Por fim, em 1818, tornou-se professor em Berlim, exatamente na época em que esta cidade começou a se transformar no centro intelectual da Europa. Em novembro de 1831, Hegel morreu de cólera. A esta altura, porém, o “hegelianismo” já tinha muitos adeptos em quase todas as universidades alemãs.

O ESPÍRITO DO MUNDO


O sistema filosófico de Hegel se divide em três Partes: a filosofia lógica, a filosofia da natureza, e a filosofia do espírito.
Para ele não podemos separar uma filosofia ou um pensamento do seu contexto histórico.
Pois para ele só o que é racional é viável.
Exemplo: Quando estamos no meio de uma discursão nem sempre é fácil saber qual a postura é mas racional, por está razão é que no fundo a história é que decide o que está certo ou errado.
Para Hegel não é o individual que se encontra a si mesmo mas o espírito do mundo, ele tentou mostrar isto em três estágios.
1- O espírito se conscientiza de si mesmo no individuo- ele chama isto de razão subjetiva.
2- O espírito do mundo atinge um nível mas elevado- ele chama isto de razão objetiva
3- O espírito atinge a forma elevado do auto conhecimento que é a arte, a filosofia e a religião. Desde ponto de vista para Hegel a filosofia é considerada o espelho do mundo.



ESPÍRITO DO MUNDO OU RAZÃO DO MUNDO


- o pensamento do homem e da cultura do homem, somente que do espírito do mundo queria a filosofia era basicamente subjetiva;

- Hegel dizia que a verdade era basicamente subjetiva, da razão humana do mundo. Mais importância do todo conhecimento é conhecimento humano;

- A razão também é algo dinâmico, um processo. É que fora do processo histórico não existe qualquer critério capaz de decidir sobre o que mais verdadeiro e o que e mais racional.


AS ESTRUTURAS SÃO IMPORTANTES DAS RAZÕES

  • Os principios das leis do pensamento são razões:

- Razão Subjetiva;

- Razão Objetiva ou Racional;

- Razão Absoluto (Hegel dá o nome de Espírito absoluto).

LIVRO: O MUNDO DA SOFIA


Dados Técnicos
Título original: Sofies verden
Autor: Jostein Gaarder
Ano de publicação: 1991
Ano de publicação no Brasil: 1995
ISBN: 8571644756
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1
Número de páginas: 560
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Nenhum comentário: